Páginas

Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, 7 de junho de 2011

Berinjela - propriedades medicinais

A berinjela é um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos. E não é por menos. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais. E por conter baixa caloria é uma ótima opção para quem quer eliminar peso.

Origem - Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da berinjela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da berinjela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali. Na Europa, a berinjela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A berinjela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.

Propriedades Nutricionais - A berinjela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.

Propriedades Medicinais - A berinjela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de berinjela com o suco de duas laranjas.

Curiosidades - Apesar de ter chegado na Europa no século VIII, a berinjela só foi aceita como alimento em toda a Europa no século XVIII. Primeiramente elas foram utilizadas pelos italianos e ingleses somente como planta decorativa. Conhecida como "maçã louca" a berinjela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia.

Dicas - Na hora de comprar, sempre opte pelas berinjelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as berinjelas com partes machucadas ou enrugadas. Também não compre as que estejam muito maduras, pois geralmente possuem sabor amargo. Para retirar o gosto amargo da berinjela, você deve cortá-la ao meio e esfregá-la com sal. Ou então, você pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos. Já para conservá-la, escorra a berinjela e seque com papel absorvente. Guardada na geladeira, dentro de um saco plástico, ela pode durar de uma a duas semanas.


Fonte: Revista dos Vegetarianos



Uma receita que eu fiz, vendo o vídeo e gostei: